EDUCAÇÃO INVERTIDA

 

A educação invertida digital, também conhecida como sala de aula invertida ou flipped classroom, é uma abordagem pedagógica inovadora que utiliza a tecnologia para transformar a maneira como os alunos aprendem. Neste modelo, os alunos acessam o conteúdo do curso online antes das aulas presenciais, através de vídeos, textos ou outros recursos digitais. Durante o tempo em sala de aula, os professores podem dedicar mais tempo a atividades práticas, discussões em grupo e projetos colaborativos, aproveitando ao máximo o tempo de interação com os alunos. Isso permite uma aprendizagem mais personalizada e adaptada às necessidades individuais dos estudantes, promovendo um engajamento mais profundo e significativo com o material de estudo. A educação invertida digital tem se mostrado uma ferramenta eficaz para melhorar o desempenho dos alunos e prepará-los para os desafios do século XXI, ao mesmo tempo em que promove uma abordagem mais dinâmica e interativa ao processo de ensino e aprendizagem.

 

✏️ Dentre as opções de aula invertida, a plataforma Moodle pode ser utilizada com:

 

    • Pré-leitura e Discussão em Fóruns: Antes da aula presencial, os alunos acessam materiais de leitura no Moodle, como artigos, capítulos de livros ou vídeos. Eles são incentivados a participar de discussões em fóruns online sobre o material, compartilhando ideias, fazendo perguntas e respondendo aos colegas.

 

    • Vídeos Instrutivos e Atividades de Reforço: Os alunos podem ter acesso a vídeos inseridos ao Moodle em casa e, em seguida, completam atividades de reforço ou quizzes online para verificar sua compreensão. Durante a aula presencial, o tempo é dedicado a atividades práticas, discussões em grupo e resolução de problemas, com o professor disponível para fornecer orientação e apoio individualizado.

 

    • Projetos Colaborativos: Eles utilizam o Moodle para acessar recursos, colaborar online e compartilhar documentos. Durante a aula presencial, os grupos têm a oportunidade de discutir seu progresso, receber feedback do professor e trabalhar juntos em partes específicas do projeto.

 

    • Avaliações Formativas Online: O Moodle pode ser usado para criar avaliações formativas online, como questionários de múltipla escolha, exercícios práticos ou tarefas escritas. Os alunos completam essas avaliações em casa antes da aula presencial, e o professor utiliza os resultados para identificar áreas de dificuldade e adaptar o conteúdo da aula conforme necessário.

 

➡️ Moodle SEME